O Golden Retriever, antes de mais nada, é extremamente inteligente e leal.
Graças a isso, tornou-se um cão “multi-função”, ou como muitos especialistas definem um “Super Cão”.
Exageros à parte, esta enorme capacidade, que o coloca no entender de diversos especialistas e estudiosos entre as 5 raças mais inteligentes, tornou-o adaptável a diversos tipos de trabalho, muitos deles complexos, como guia para cegos, farejador de drogas, resgate, pastoreio e apartação, entre outros.
Originalmente o Golden Retriever era basicamente usado como cão de caça, sendo sua especialidade a busca da caça abatida, particularmente aves, mas com pouco treino mostrou-se também capaz de farejar e sair em busca da presa.
A palavra RETRIEVE tem as acepções de RESGATAR, DEVOLVER, ENCONTRAR, e define bem esta característica dos Golden Retrievers pois eles adoram nos trazer as coisas que atiramos.
O proprietário de um Golden Retriever deve estar sempre preparado para receber estranhos presentes, como luvas de jardinagem, ferramentas esquecidas pela casa, meias caídas do varal, pedras, etc.
O cão não deve ser punido por isso, pois é um de seus instintos básicos. Ao contrário deve ser premiado (um biscoitinho canino faz milagres !!) e encorajado a fazê-lo, pois através destas brincadeiras está sendo desenvolvido mais um laço de amizade, um vínculo entre o cão e seu dono.
O Golden Retriever é um cão que late pouco, e normalmente só o faz para dar alarme ou se comunicar com os donos, usando para isso vários latidos, grunhidos e sons diferentes, que junto com as expressões faciais estabelece um “dicionário” que ele sempre espera que seja compreendido.
Além da excepcional inteligência o Golden Retriever tem características físicas marcantes como a bela pelagem, uma cabeça forte e nobre, um olhar doce, uma expressão risonha e alegre e compleição física robusta.
Estes traços especiais e a total dedicação ao dono, extensiva à toda a família explica a enorme popularidade que a raça alcançou em todo o mundo.
Desta forma vemos o Golden Retriever nadando com as crianças, acompanhando a família nas viagens, caçando, brincando, sendo enfim o “amigão” leal, valente e afetuoso com que todos sonhamos conviver.